Últimas Notícias

Moradora de Relvado emociona internautas pela passagem do Dia Mundial da Síndrome de Down

Por Vinni Maciel | quarta, 22 março 2023

O dia 21 de março foi marcado pela passagem do Dia Mundial da Síndrome de Down com diversas ações a nível global, e, em Relvado, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também promoveu uma homenagem que emocionou internautas após uma publicação de vídeo nas rede sociais.

Alexandra Alba durante a sua mensagem emocionante
Imagem: CRAS/Divulgação

O vídeo tem menos de dois minutos, mas o suficiente para deixar o público emotivo, além de passar a mensagem de conscientização para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas, teve como protagonista, Alexandra Alba, moradora de Relvado, sendo uma das integrantes do projeto de PCDs do CRAS.

Assista o vídeo da Alexandra Alba. Dê play!
Imagens: CRAS/Divulgação

Texto transcrito:

Secretária Clenir Martini: "O Dia Nacional da Síndrome de Down é comemorado na data de hoje: 21 de março. A data é um importante marco de conscientização mundial e de quebra de estigmas social a respeito de pessoas com a síndrome. Nós do CRAS, trabalhamos com pessoas com deficiência, e uma das integrantes deste projeto é a Alexandra Alba, que vai deixar uma mensagem para vocês."

Alexandra Alba: "Não me olhe assim. Não sou diferente de você, é você que é diferente de mim. Se o meu mundo quer conhecer, posso lhe mostrar. Meu mundo só tem felicidade, maldade não há. Esse meu mundo é repleto de amor e nele não existe preconceito. Não diferenciamos raça, crença e nem cor. O meu mundo é feito de magia, histórias, brincadeiras, músicas e poesias. No meu mundo sou feliz, e nele me doo. Este é o meu lindo mundo Down. Por isso lhe digo, com afirmação, não me olhe assim! Simplesmente me ame, de alma e coração. É um amor sem fim."

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem. Foi descrita há 150 anos, quando John Langdon Down, em 1.866, se referiu a ela pela primeira vez como um quadro clínico com identidade própria. Desde então, se tem avançado em seu conhecimento, ainda que existam mecanismos íntimos a descobrir. Em 1.958, o francês Jérôme Lejeune e a inglesa Pat Jacobs descobriram a origem cromossômica da síndrome, que passou a ser considerada genética.

É necessário destacar que a SD não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde que devem ser observadas desde o nascimento da criança.

O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Assistir o vídeo no Facebook, clique aqui!

Nenhum comentário